O nosso website utiliza cookies por forma a melhorar o desempenho do mesmo e a sua experiência como utilizador. Pode consultar a nossa política de cookies AQUI

Publicado a 19/02/2018

Voltar
Bwizer

Algoritmo simplificado de avaliação das feridas

Bwizer

O que fazer perante uma ferida? Que parâmetros avaliar? Por onde começar?

São precisamente estes os pontos que procuramos esclarecer neste algoritmo simplificado mas muito completo. Trata-se pois de um convite à sistematização da intervenção à luz das melhores práticas e evidência atual na avaliação de feridas - faz download do algoritmo abaixo da imagem.

 

Mas enquanto isso... O que é uma ferida?  Que tipos existem?

Segundo o Portal Tratamento de Feridas, uma Ferida é qualquer interrupção na continuidade da pele, que afeta sua integridade. Também é definida como uma deformidade ou lesão que pode ser superficial ou profunda, fechada ou aberta, simples ou complexa, aguda ou crónica.

  • As feridas são superficiais quando limitadas à epiderme, derme e hipoderme, e profundas, quando outras estruturas são atingidas (fáscias, músculos, aponeuroses, articulações, cartilagens, tendões, ligamentos, ossos, vasos e órgãos cavitários).
  • Nos feridas fechados, a continuidade da pele e dos tecidos não é violada ou danificada e eles podem ser tanto superficiais quanto profundos. Nas feridas abertas, ocorre a descontinuidade e o rompimento da barreira de proteção da pele, acentuando os riscos de infecção.
  • As feridas simples evoluem rapidamente para a cicatrização. Já as feridas complexas têm evolução lenta e progressiva, tendendo para a cronicidade. Podem estar contaminadas, colonizadas ou infectadas, quando mostram evidências de processo infeccioso, com tecidos desvitalizados, exsudação e odor característico.

Aceda ao algoritmo simplificado de avaliação das feridas AQUI!

Com efeito, em 2008 a Organização Mundial da Saúde classificou as feridas como a epidemia escondida. As feridas são um problema emergente na área da saúde, deixou de ser vista como uma simples solução de continuidade da pele para algo que tem um impacto real na qualidade de vida da pessoa portadora, impacto económico no orçamento da saúde, além de um conjunto de custos intangíveis.

A multiplicidade de problemas associados á ferida cada vez mais requer uma abordagem diferenciada e profissionais com formação especifica nesta área! 

 

BÓNUSAlgoritmo de tratamento de feridas cirúrgicas incisionais.

Fonte: Portal Tratamento de Feridas

Partilhe em...